terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Antigas profissões dos cebolas XIV - Os vendedores de produtos milagrosos

Nas décadas de 60 e 70, do século XX, os meios de comunicação não conseguia atingir todo o território nacional e mesmo para aquelas regiões onde o sinal poderia ser captado tinha o problema que nem todo mundo tinha rádio e televisores eram muitos mais raros.

Em decorrência das dificuldades das pessoas se informarem, era comum aparecerem, nas feiras, todo tipo de gente (comprando e vendendo), todo tipo de produto e quem nem sempre tinham alguma utilidade. Era comum aparecerem pessoas vendendo produtos para cura de tudo que era tipo e os mais comuns eram os vendedores de produtos para cura de mordida de cobra e os vendedores de Diosgenine em Pó. 


Equipamento muito usado por vendedores ambulantes na década de 60-70 do século XX


Todos os dois tipos de vendedores tinham serviço de alto-falantes, usavam, na maioria das vezes um microfone amarrado no peito, sempre carregavam uma cobra e alguns deles se vestiam usando ternos.


Produtos contra envenenamento de cobra

Para a cura contra envenenamento de cobra eram vendidos, na grande maioria das vezes, dois tipos de produtos: uma pasta vendida em latas (também servia para outros tipos de envenenamento) e o outro embalado em forma de bala.

As pastas eram vendidas em pequenas latas redondas e tinham um cheiro forte iguais aos que serviam para desentupir as artérias respiratórias. Acredito que compravam produtos para gripes e resfriados em farmácias das grandes cidades e depois modificavam as descrições das embalagens para novas descrições que diziam servir para cura para envenenamento de cobras. As pessoas eram orientadas a passar essa pasta sob o local da mordida da cobra ou mesmo de alguns tipos de insetos.

O outro produto, contra envenenamento, eram pequenas balas em forma retangular e esse na realidade não servia pra nada (acredito serem feitas de barro). Quando a pessoas fosse picada pela cobra, bastava colocar a bala sobre o local da pica que ele iria absorver e retirar todo o veneno do corpo da vítima.

Para conseguirem vender o produto eles sempre simulavam um acidente com a serpente que sempre carregavam nos ombros e a bala no local da mordida para supostamente sugar o veneno e vender o milagre.

O super remédio Diosgenine em Pó

Era um produto vendido para cura universal e acredito que juntando os remédios vendidos nas farmácias não conseguiriam curar tantas doenças em igual a quantidade a esse remédio. Claro que pesquisando se descobre que existem Diosgenine feito do Inhame que afirmam que previne contra o câncer.

O produto vinha em forma de pó dentro de pequenos frascos, embalados em caixas brancas, as inscrições deixavam perceber que eram feitas em gráficas profissionais e eram acompanhados de uma bula. Lendo essa bula, percebia-se que curava coceira de todos os tipos, problemas respiratórios, problemas de coluna, problemas digestivos, problemas do coração, etc. Pelas qualidades que eram afirmados desse produto, a conclusão que se chegava é que era milagroso ou uma grande mentira bem embalada. Alias, pela apresentação da embalagem, pela roupa do vendedor, pelo discurso e pela de informações deste produto, dito farmacêuticos, tínhamos quase que a cura universal a nossa disposição!

Textos relacionados:
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário