quarta-feira, 9 de outubro de 2019

OS TRÊS CORAÇÕES



Certa vez, ao entrar em um bar, tinha um sujeito dando um discurso que achei interessante. Ele falava sobre as mulheres bonitas nas cidades que visitou e sempre era questionado onde ele encontrou tanta mulher nas cidades visitadas, já que (os presentes) visitaram essas cidades e nunca viam mulheres bonitas nas ditas cidades.

Em vez de responder de maneira debochada da mesma maneira que os presentes fizeram a pergunta, ele respondeu de uma maneira surpreendente:
Quando se visita uma cidade e quer saber se tem muita mulher bonita, a pessoa deve ir diretamente ao coração desta cidade. Em todas essas cidades pequenas do interior, as pessoas são altamente religiosas e todos os religiosos costumam frequentar sempre a igreja e a igreja é o coração por onde passa todo o sangue (todas as pessoas) dessas cidades! A única maneira de ver as mulheres bonitas dessas cidades é indo assistir as missas nas igrejas !
Hoje percebo que,na cidade, onde nasci, existiam três corações! Esses corações não são três igrejas, mas são locais onde todos os moradores iam sempre e sempre acabavam se conhecendo mesmo sem terem amizades, mas por serem locais que de uma maneira ou outra, socializaram a todos por que sempre se encontravam de uma certa maneira nesses corações. Em vez de ter apenas um coração igualmente a outras cidades, que é era apenas uma igreja, a cidade onde nasci, tinha o segundo coração onde as pessoas costumavam (ainda costumam) ir sempre e se encontravam de uma maneira ou outra, que era a feira. O terceiro coração por onde muitas gerações se conheceram tendo ou não amizade foi o CEMB (Colégio Estadual Murilo Braga). Por ser o único colégio da cidade com o antigo Curso Ginasial e o antigo Ensino Médio, todos que estudaram acabaram se conhecendo e esse coração tinha uma abrangência que atingia atingia até municípios vizinhos.

Sempre que viajo para outras cidades e sou questionado de onde sou, sou agraciado com a afirmativa que as pessoas tem um ritmo forte e o comércio parece coisa de cidade grande.

Acredito que o segredo deve ter sido justamente que por muito tempo a cidade teve três corações batendo e impulsionando a vida durante algumas décadas.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
www.carlosgeografia.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário