sábado, 28 de abril de 2018

O paraíso dos peladeiros II

Com a febre decorrente do tri campeonato mundial de futebol da Seleção Brasileira de Futebol, muitos clubes e equipes de futebol apareceram como se fosse uma praga. Isso ia desde os chamados profissionais, amadores, futebol de salão, futebol soçaite até as chamadas equipes de várzeas.

O time de Futebol do Incuído

Mas a grande maiorias das pessoas só tinham conhecimento da parte do esporte mostrado nas televisões e nunca imaginaram (nem imaginam) a diversidade e os times fantásticos que surgiam por toda parte. Um desses times super fantásticos era o time do Incuído e que na realidade tinha o nome e fardamento do Fluminense do Rio de Janeiro. O nome era em decorrência do dono do time ser torcedor do Fluminense do Rio de Janeiro.


Observação: até hoje nunca soube o nome verdadeiro do “Incuido” (a pronúncia correta é encolhido) e ele tinha esse apelido por ser muito magro. Aliás, toda a família era de pessoas magras e por ele ser o mais popular a família era chamada de “Os Incuídos”, ou seja, o apelido dele era quem dava visibilidade ao restante dos familiares.

O Time do Incuído (poderíamos chamar Fluminense de Itabaiana) tinha em comum com o Fluminense, do Rio de Janeiro, apenas a cor e formato do fardamento. Em comum com a Seleção Brasileira tinha apenas que na hora de montar a equipe ocorria o famoso pega apulso (o pessoal pronunciava “pega apuso”). Claro que o time do Incuído aperfeiçoou o pega apulso em decorrência da falta de condições de se manter o time funcionando. Na realidade o time era o símbolo da improvisação vivido da paixão pelo futebol !

O Pega Apulso

Muitas das vezes o time se reunia no lado da minha casa (Rua Dr. Hunaldo Cardoso com Rua Padre Felismino) e toda vez antes de saírem para a disputa com algum adversário, pegavam o transporte (era sempre um pau de arara) e saiam, pelas ruas próximas, perguntando quem queria ir jogar. Era um pega apulso semelhante ao da Seleção Brasileira, com a diferença que a Seleção Brasileira, nos jogos que antecedem a copa, chama os jogadores apenas, no máximo, uma semana antes do jogo e o time do Incuido chamava minutos antes de se dirigir para a peleja.

Apesar de ser um pega apulso, o time igualmente aos clubes amadores, era composto de primeiro e segundo quadro. Em uns dos jogos que participei (no campo da Pedreira Dinâmica - Povoado Cajaíba), tomamos quatro gols logo no primeiro tempo. Foi quando descobrir que o segundo quadro não tinha cabeceadores (eram todos garotos na faixa de doze anos de idade), o adversário aproveitou-se e marcou todos os quatro gols de cabeça. Como eu estava jogando no ataque, mandei um dos defensores ficar no meu lugar (o incrível é que ele era mais baixo que eu), mas tive de ser bem persistente para convencer o mesmo. Somente no segundo tempo é que conseguimos marcar dois gols e justamente pelo jogador que mandei jogar no ataque e no final do jogo, do segundo quadro, e perdemos por um escore de quatro a dois.

O chamado primeiro quadro era totalmente diferenciado do segundo quadro (isso em ambas as equipes que estavam jogando) que era o fato de beberem. Nestes jogos sempre eram feitos apostas em dinheiro e às vezes apostavam bebida consumida. Nesta ocasião não fiquei sabendo se apostaram dinheiro o bebida. O jogo teve apenas uma tentativa de briga, mas foi contida pelos próprios .

Foto do conseguida no Google imagens.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
  
Textos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário