domingo, 6 de maio de 2018

O paraíso dos peladeiros III - O time dos gordos

No início da década de 70, do século XX, eu morava nas proximidades do Beco Novo (Rua Coronel Sebrão). Próximo a esse Beco Novo existiam vários campos para prática do futebol, foram justamente desses campos de onde saíram grande parte dos jogadores que posteriormente se tornaram profissionais e forneceram muitos dos jogadores para o chamado Tremendão da Serra (Associação Olímpica de Itabaiana).

Com o falecimento do meu pai tive de mudar de residência, fui morar no chamado Conjunto Velho (Conjunto General João Pereira) e foi então que percebi um fato interessante. Nos campos de peladas próximos ao Beco Novo os peladeiros praticavam o esporte sempre a tarde e novo local de moradia se praticava o esporte pelas manhãs e tardes.


O time do Ubaldo


Nesta época já existia por parte de algumas pessoas a preocupação de se fazer exercícios para perder peso e os praticantes desse esporte, durante o período da manhã, no campo do CSU (não existe mais) tinha esse motivo como motivação da prática deste esporte.

A grande maioria dos participantes eram pessoas consideradas obesas para prática de futebol (era que poderia ser chamado Time de Peso)l, era um grande momento de descontração e tinha como liderança o Seu Ubaldo (assim que era chamado) que juntamente com alguns parentes, funcionários e alguns vizinhos sempre apareciam para essa penitência. Na realidade praticavam o esporte e não existia a preocupação que se era um time de futebol ou não.


A grande partida

Um belo domingo ensolarado, chegando da Feira de Areia Branca, fui abordado por alguns desses jogadores me perguntando se eu iria joga no time de Ubaldo em Carira? NO início pensei que fosse uma brincadeira, mas não era. O Ubaldo tinha conseguido marcar uma partida com um time de futebol em Carira!

Ao contrário do Time do Incuído, o Time do Ubaldo não era um Pega Apulso. Os jogadores treinavam sempre juntos e eram em número suficientes para montar os dois quadros. Tinha em comum com a Seleção Brasileira o fardamento (tinha camisas amarelas e a maioria vestia short branco), patrocinador (O Armazém e Depósito Ubaldo) e tinha transporte garantido (o caminhão que transportava os botijões do depósito de gás do Ubaldo e tinha como motorista o jogador Romualdo).

Chegando em Carira, ficou resolvido que só teria o jogo do primeiro quadro e isso ocorreu devido o atraso da viagem. O primeiro quadro era justamente onde se concentrava a grande maioria dos ditos jogadores pesados, o goleiro se chamava Baleia e ironicamente era magro (até hoje é magro).

No início do segundo tempo, aconteceu o que pensei que não ocorreria, os gordos marcaram um gol e a comemoração parecia mais final de copa do mundo! O que não sabíamos é que time visitante marcando um gol, o cronômetro trava e foi que ocorreu! Se fosse hoje estaríamos no Guinness Books (Livro dos Recordes). O juiz só finalizou a partida com a marcação do gol de empate do time da casa (já era noite) e foi a partida de futebol mais longa que eu tenho conhecimento!

Foto do conseguida no Google imagens.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
  
Textos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário