terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Os Cebolas, os tanques e as lagoas IX

O Açude Velho


O Açude Velho era a lagoa mais falada da cidade e estranhamente ninguém sabe exatamente o nome oficial da mesma! Como na época só existiam duas represas na cidade, as duas foram batizadas de Açude Velho, por ser a primeira construída, e a segunda de Açude Novo, mas está tinha registro do governo como Açude da Macela. Segundo alguns moradores, antes da minha chagada aqui na terra, existia um açude na parte oeste da cidade e era conhecido como açude velho (eu diria velhíssimo), mas isso foi antes da minha chegada nesta vida.

O Açude da Macela foi construído em um local que existia uma planta com esse nome e por isso recebeu essa denominação.

Devido a proximidade com a área urbana era comum a garotada
 ir nadarem suas águas. Embora tivesse suas águas poluídas!
Atualmente está Área Urbana substitui o local do Açude Velho.

O Açude Velho (esse ficava na parte leste da cidade) recebia parte de suas águas dos esgotos de algumas ruas da cidades (lado oeste e norte) e uma parte a água era proveniente dos sítios da redondeza (lado leste). O mesmo tinha a barragem no lado sul por onde desaguava. Esses esgotos eram domésticos e naquela época os esgotos domésticos, nesta parte da cidade, eram em sua maioria água poluída com material orgânico. Mesmo a parte química era composta por diversos tipos de sabão utilizado na limpeza dos utensílios domésticos e banhos das pessoas. 

Na época, em que eu frequentava esse açude, ele era utilizado somente para lavar roupas, mas eu o conhecia por que era caminho das minhas caminhadas, juntamente com a meninada da rua, para a Fazenda Grande. Não tenho conhecimento se algum dia foi utilizado para irrigação.

acude_velho_ita.jpg
Foto conseguida no Grupo Itabaiana Grande - Facebook (Administrado Robério Santos)

As águas do mesmo era muito boa para pescaria. Peguei muitas traíras. corrós, jundiás e piabas. Muita gente não comia os peixes deste açude alegando que o peixes se alimentavam da imundice vinda da cidade!!!! Mas ví muita dessas pessoas consumindo os peixes provenientes do açude novo (Açude da Macela) que era bem mais poluído, para piorar a situação a poluição ocorria e ainda ocorre por esgotos com produtos químicos provenientes dos diversos postos de gasolina existente na parte oeste da cidade!!!

acude_velho_ita2.jpg
Esta foto mostra um açude mais antigo que o Açude Velho que conheci (ficava na parte sul da cidade). Esta foto é de 1913 (século XX). Foto conseguida no Grupo Itabaiana Grande - Facebook (Administrado Robério Santos)


Textos relacionados:

EBook (Livro Eletrônico) com os textos neste endereço:

https://drive.google.com/file/d/1Z--9hb0eCGPmOci8OG5TWZryljk33pgg/preview 

Nenhum comentário:

Postar um comentário