Ao descobrir o Brasil,Pedro Álvares Cabral confundiu os nativos com os habitantes da Índia e como consequência ele chamou os nativos de índios. Até hoje, de maneira errônea, nós chamamos os nativos de índios!
Mas esses tipos de erros se perduram no tempo e por incrível que pareça, são registrados nos livros de História, é uma tradição e herança que temos dos portugueses. Para isso vamos ver algumas coisas estranhas na cidade de Aracaju-SE.
Ponte do Imperador
Desde criança fomos informados que Dom Pedro I desembarcou em uma ponte na Cidade de Aracaju-SE. Quando a pessoa visita, o que seria uma ponte, é na realidade um ancoradouro de barcos! Isso é registrado nos livros de História de Sergipe até os dias atuais!
Avenida Euclides Figueiredo.
Essa Avenida, que não é avenida, liga a Cidade de Aracaju ao Conjunto João Alves Filho (Conjunto Siri), em Nossa Senhora do Socorro. Foi projetada para ter duas vias e foi construída com apenas uma, embora a prefeitura tenha recebido repasses (dinheiro) do governo Federal para construir uma Avenida. O então Presidente General João Figueiredo reclamou que tinha mandado recursos para construir uma avenida e construíram uma rua! A avenida (rua) foi batizada de Euclides Figueiredo em homenagem ao pai do do então presidente da época e foi quem mandou os recursos para construção da mesma!
Os terrenos as margens desta rua foram doadas e ela acabou ficando estreita para o grande volume do tráfego de veículos e como consequência existe
um planejamento para indenizar os moradores que tem residência as margens da mesma, por ironia da vida, para que ela fique mais larga!
um planejamento para indenizar os moradores que tem residência as margens da mesma, por ironia da vida, para que ela fique mais larga!
Avenida 7 de setembro
Essa foi mais uma avenida que foi projetada, teve os espaço urbano livre para construção e nunca se tornou uma avenida. A ideia de construir uma avenida foi abandonada, os moradores avançaram a frente das casa deixando somente um lado do que iria ser uma avenida, como via pública, e acabou se tornando uma rua.
Avenida Beira Mar
Essa é a Avenida a mais larga e bem mais arborizada da cidade. É a que tem o maior volume de tráfego de veículos na cidade. Estranhamente ela não fica a beira mar e sim a beirando o Rio Sergipe.
Rua 24 horas - atual Rua do Turista -
Nunca foi e não é uma rua! Na realidade é um dos prédios mais antigos da cidade que corta um quarteirão de uma rua a outra. Nele foi instalado um centro comercial que inicialmente deveria funcionar 24 horas e que por falta de movimento, nestas 24 horas, foi rebatizada de Rua do Turista. Mas não é uma Rua!
Aeroporto Internacional de Aracaju
O aeroporto não é e nunca foi internacional. Embora na fachada do aeroporto conste o nome Internacional, ele não é considerado internacional pela Infraero e nem pela Polícia Federal. Na realidade ele ainda não recebe voos de aviões com viagens internacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário