quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A Feira de Itabaiana VII - A Feira dos “Fato”

Nesta feira eram vendidos, em grande maioria, os miúdos do boi e do porco (também conhecidos como bofe), tais como: tripa, fígado, rins, bucho, língua, rabada, mocotó, etc. 

As pessoas costumavam tirar gozação com quem consumia os produtos vendidos nesta feira, alegando que eram produtos de segunda qualidade e eram somente para pessoas de baixa renda. É bom lembrar que embora fosse a Feira dos Fato, nela se vendia charque (jabá), linguiça, caranguejo (quando aparecia), tinha duas bancas de peixes onde se podia comprar pilombeta, sardinha e cumatá (eram os mais vendidos). Todos esses produtos eram considerados produtos de consumo para pessoas pobres e atualmente, por ironia, são considerados produtos de primeira qualidade, consumidos por pessoas de classe média e nem sempre tão acessíveis as pessoas mais humildes.

jaba-feira.JPG
Jabá
mocoto_bovino.jpg
Mocotó
sarapatel.jpg
Miúdos para sarapatel
A feira carecia de higiene e eram vendidos em bancas feitas de madeira no largo José do Prado Franco, em frente ao Mercado da Carne, por um lado
ficava a antiga casa de força e no outro o vapor de seu Joãozinho. Para lavar as bancas era utilizada água proveniente do Tanque do povo e só algum tempo depois é que as pessoas passaram a usar água encanada. Mas é bom chamar a atenção, que mesmo com todo o cuidado na limpeza dessas bancas a higiene era comprometida devido a madeira das bancas absorverem o sangue dos produtos. Durante e depois da feira o local era sempre cheio de moscas, inclusive pousavam nos produtos à serem consumidos !

feira-ita1.png
Largo josé do Prado Franco - Itabaiana - Sergipe - Brasil

Uns dos pratos típicos feitos com os ingredientes adquiridos nesta feira é o Sarapatel, que nos tempos atuais é uma iguaria apreciada por todas as camadas sociais, mas que antigamente era consumido somente pelas pessoas de menor renda. Outro prato típico, com ingredientes adquiridos nesta feira, reconhecido mundialmente é a famosa feijoada (que existem de vários tipos e sabores).

feijoada.jpg
Feijoada de boi
sarapatel (1).jpg
Sarapatel
feijoada-porco.jpg

Feijoada de porco
Um fato interessante é que muitas das vendedoras (as mulheres eram a grande maioria como vendedoras e eram chamadas fateiras) moravam em uma única rua e por isso era chamada de Rua do Fato (atualmente batizada de Rua Itaporanga).

Fotos conseguidas no Google Imagens


2 comentários:

  1. Estou lendo e gostando muito de suas reportagens sobre a feira de Itabaiana. Escrevi um texto nessa linha,bem mais pobre que os seus. Um abraço, Saracura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ofato de receber sua visita já motivo de orgulho e maior ainda quando seguindo de um elogio. Muito obrigado.

      Excluir