segunda-feira, 27 de julho de 2015

A INVASÃO DOS ÍNDIOS !!!


Manoel Resende Dos Santos



Sobrado onde ficava a a Escola do Padre
(Foto conseguia no Grupo Itabaiana Grande (Facebook).
Por falar em "Índios", quem se lembra das "indhagens" (ou "indiagens") de Itabaiana no início da década de 60? Talvez seja essa turma hoje representada pelos condutores dessas motinhas de 50 CC que tanto ouço falar que atanazam o cotidiano dos caros confrades da velha Itabaiana, ou talvez mais apropriadamente , as gangues de torcidas de times de futebol do centro sul.

O certo é que qualquer ajuntamento da molecada para aprontar seja no cinema, nas praças ou em qualquer evento público, eram tachados de "Indios" e dai o neologismo, "Indiagem", muito usado para definir e qualificar os diversos
grupos existentes... no Beco Novo tinha uma pequena "tribo" desses Índios" ...

Eu, um tabaréu broco" recém chegado à "civilização", comecei tomando gosto pelo cinema e não perdia um filme de Cowboy, principalmente aqueles repletos de Índios de todas as matizes.

Certo dia após a aula na "Escola do Padre", ouvi uma professora (creio que era a professora Vera), reclamando com outra que não pudera dar a aula devido a invasão dos " índios" em sua sala... rapidamente minha mente começou imaginar aquelas tribos de Sioux, Apaches e Comanches do Oeste americano invadindo Itabaiana...(quanta imaginação!!!) nesta época eu morava na " Fazenda Grande", e não me fiz de rogado, e disparei para casa e a quantos eu pude encontrar pelo caminho, fui "espalhando a bombástica notícia acerca da invasão indígena"... ainda bem que na época era um caminho bem deserto e com isso o mico não foi maior…

Manoel Resende Dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário