domingo, 11 de janeiro de 2015

OS NOMES E APELIDOS DAS COISAS PÚBLICAS!

É comum se colocar nomes nas coisas públicas: ruas, avenidas, escolas, bairros, povoados, etc. No decorre dos tempos esses nomes são mudados de acordo com o interesse popular ou mesmo de interesse (políticos) da Administração Pública. 

A Administração Pública nomeia os logradouros públicos homenageando pessoas consideradas importantes e santos (geralmente da Igreja Católica). O inconveniente é que nem sempre essas homenagens representam a vontade popular. É comum as pessoas não saberem por que os povoados, ruas e praças onde moram tem nome de pessoas que nunca ouviram falar!!! Isso é decorrente do Poder Público batizar esses logradouros a partir de homenagens prestadas pelos e por interesses políticos. Em contra-partida, as pessoas costumam colocar nomes nos locais a partir de fatos da convivência nesses locais e muitas vezes acabam colocando nomes estranhos, tais como: Povoado Saco Torto, Povoado Pé do Veado, Rua do Ovo, Rua do Cacete Armado, Bairro Eucalipto, Bairro Lata Velha, etc.

Um caso interessante de se colocar apelidos foi o que outrora era o chamado Campo de Aviação! Nunca se tornou uma pista de pouso de aviões! Com o decorrer do tempo as pessoas passaram a jogar lixo no local e em decorrência as pessoas passaram a chamar o local de “Lata Velha”. Pouco tempo depois o terreno foi dividido em lotes e doado para diversas pessoas construírem suas residências. Durante a ocupação dos lotes, e transformação da área em Bairro, foi instalado ao lado uma torre de transmissão da primeira rádio da cidade, consequentemente muitas pessoas passaram a chamar o local de “Bairro da Torre”. 

O que deveria ter sido um campo de pouso de aviões se tornou um terreno baldio cheios de jurubebas que a população passou a utilizar como depósito de lixo. Posteriormente a Administração Pública doou lotes de terras para alguns cidadãos construírem residências e hoje é oficialmente o Bairro Miguel Teles de Mendonça.

As pessoas ocuparam o terreno sem estrutura básica e as vias públicas (ruas) se tornaram verdadeiros lamaçal!!! Em decorrência alguns moradores se dirigiam a prefeitura para solicitar melhorias que resolvessem o problema.Quando chegavam na prefeitura eram mandadas que fossem até a casa de Seu Francisco (Líder Político da época) efetuar as devidas solicitações. 

As primeiras pessoas que se dirigiram a casa do Seu Francisco foram convidadas a entrarem e questionadas do que se tratava. No qual ele relatavam o problema: que a rua onde morava estava com muita lama e solicitavam, ao líder político, que mandasse alguns homens da prefeitura para que desse um jeito. O problema quando foi quando questionadas onde moravam: alguns respondiam que moravam no “Bairro da Torre” e outros respondiam que moravam na “Lata Velha”. Como resposta o Seu Francisco mandava que a pessoas voltassem para suas casas e aprendessem o nome correto do bairro, onde moravam, para que depois viessem fazerem as devidas reclamações!!!

Eles não eram atendidas por que Seu Francisco não gostava que chamassem “Bairro da Torre” por que a rádio pertencia aos adversários políticos e quando chamavam de “Lata Veia” o problema era maior ainda, já que o nome do Bairro é Miguel Teles de Mendonça, o pai de Seu Francisco e por esso motivo chamado de Chico de Miguel.

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)
http://carlos-geografia.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. O termo "Lata Velha", de fato, foi uma alcunha pejorativa lançada pelos pessedistas ou anti-chiquistas, sobre o arruamento que começou a surgir no início de 1976, mediante terrenos doados extra-oficialmente pelo chefe político da época por sobre o terreno da Aeronáutica que esta dele nunca quis tomar posse, ou, campo de aviação. Espertamente, o terreno que começava defronte do Posto da Polícia Rodoviária Federal, só foi retalhado aos "amigos", quase trezentos metros depois, numa clássica operação pra valorizar o espaço intermediário, entre o nascente Bairro Marianga e a ocupação, inicialmente clandestina, sob o ponto de vista oficial. Porém, a mesma oposição que havia cunhado a expressão "Lata Velha", apropriou-se em nome da Associação Olímpiada de Itabaiana de quase 40 por cento, justo a parte mais "nobre", com a Rádio Princesa da Serra pegando um bom pedaço que transformou em seu primeiro parque de transmissões. E aí, renomeou o local de "Bairro da Torre", uma contraposição pela imposição da Prefeitura do nome do genitor do então poderosíssimo Chico de Miguel. Resultado: ficaram os três nomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade ficaram os quatro nomes!!! Ainda encontro algumas pessoas, que dos quarenta e cinco já passaram (que é o meu caso) , se referindo ao local como Campo da Aviação!!!!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir