quinta-feira, 12 de outubro de 2017

As cenouras, os coelhos e as convicções


Sempre me passaram a ideia que cenoura é o alimento preferido dos coelhos e isso me foi ensinado quando criança. Na adolescência, além da predileção dos coelhos pelas cenouras, fiquei sabendo que cenoura era bom para a vista e eu ficava me perguntando de onde tiraram a afirmação. Foi que de tanto me informarem da tal qualidade das cenouras, eu passei a questionar: de onde você tirou essa ideia? Sempre recebia uma outra pergunta de volta: você já viu algum coelho de óculos?

Durante o curso na universidade (UFS) escutei essa afirmação dezenas de vezes. Claro que os meus colegas estudantes faziam essa afirmação sabendo que era apenas uma brincadeira, mas o que eu sempre achei interessante é que tinha algumas pessoas nas áreas rurais que afirmavam com convicção de como era uma coisa verdadeira, mas era somente convicção e não um fato comprovado.

Claro que a afirmação era uma brincadeira, mas o fato de afirmarem que a cenoura era o alimento predileto dos coelhos era tida como verdadeira e eu sempre contestava. Desde criança sempre visitei várias plantações de cenouras no pé da serra de Itabaiana (do lado do município de Areia Branca) e várias plantações de amendoins (era mais comuns nos povoados Batula, Lagamar e Serra no município de Itabaiana). Os plantadores de amendoins sempre eram os que mais reclamavam das investidas dos coelhos sobre as plantações para se alimentar, mas somente uma vez vi um plantador de cenouras reclamando pelo fato dos coelhos terem se alimentado das cenouras. Tinha o fato que não era somente a invasão nas roças e sim também os coelhos invadiam as casas para se alimentarem dos amendoins quando colocados para secarem. Na realidade os coelhos sempre preferiam os amendoins secos e lembrar que isso é normal já que os coelhos são animais roedores.

Com o decorrer do tempo também passei a afirmar que as cenouras faziam bem para vista e quando alguém questionava ou mesmo olhava com olhar de reprovação, eu rebatia com a seguinte afirmação: já visitei várias criações de coelhos e nunca vi um usando óculos. É verdade, as duas últimas que visitei tinha mais de dois mil coelhos cada uma e não vi nenhum deles usando óculos!


Na realidade, na última criação que visitei, questionei ao funcionário responsável pela alimentação: o impressionante é que os coelhos de tanto comerem cenouras não tem problemas de visão, já que nenhum deles usam óculos! Foi aí que descobrir o mistério. O rapaz respondeu: quem foi que disse que eles não têm problemas de vista? Quase todos têm, o problema é que vendem óculos até para cachorros, mas não fornecem óculos para os coelhos! Não tive como duvidar, costumo ver muitos cachorros usando óculos e realmente o rapaz tinha razão, porque fornecem óculos para os cachorros e não vendem óculos para os coitados dos coelhos? Foi o fim das minhas convicções!

Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Texto original: CARLOS GEOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário