quinta-feira, 4 de maio de 2017

Antigas profissões dos cebolas VIII - Vendendo o estranho flau


Durante muito tempo o único produto gelado, vendido por ambulantes, era o Picolé da Maravilha. Muita gente imagina que o picolé foi o primeiro produto a ser substituído por equivalentes industrializados, mas na realidade, pelo menos em Itabaiana, o Flau apareceu primeiro. Isso ocorre devido já serem vendidos o famoso Ki-suco. Eram encontrados no supermercado (só existia um na cidade) e nas bodegas da cidade (na época não se usava o termo mercearia). Era um produto que tinha sabor de frutas artificializado (nunca senti o gosto da fruta), já era consumido normalmente e aceito pela população.


Com o surgimento dos chamados produtos sintéticos (plásticos) se criou a possibilidade de empacotar, transportar vários produtos, criar outros que nunca existiram e o Flau foi um deles. Embora pode se dizer que o Flau era o ki-suco empacotado em bolsas plásticas, vinha com um canudo também feito de plástico e tinha o saber artificial igual ao ki-suco.

Era produzido em uma casa localizada na Rua Nova e me lembro de que um dos proprietários tinha o nome de Samuel. O equipamento utilizando era mesmo (hoje se usa equipamento automatizado) utilizado no empacotamento, em bolsas plásticas, de arroz, feijão, leite, etc.

Eram transportados, igualmente aos picolés, em caixas de isopor e vendidos na feira, campos de peladas e no campo de futebol. Também tinha algo em comum como os vendedores de picolés: não eram vistos nas praças do cinema e da igreja.

O Flau (ou ki-suco embalado em plástico) tinha uma vantagem sobre o picolé. Era o fato do Flau não derreter como o calor e poderia ser levado de volta ao refrigerador para serem vendidos posteriormente.

Na época da existência deste produto não tinha a mínima noção do que significava a palavra, inclusive pensava ser uma palavra inglesa, mas pesquisando pela internet (Google Pesquisa), encontrei os significados abaixo:



- Saco Plástico com suco de frutas e leite condensado vendido no nordeste, particularmente em Alagoas.
- Sinônimo de Sacolé . Ex.: Eu chupei um flau de manga.


Em Alagoas, " estar cheio do flau" também significa estar alcoolizado.
Aquele cara está cheio de flau...repare como caminha... (bêbado).

Significado de Flau Por DCunha (MT) em 10-05-2008

Tranquilo, calmo, diz-se da pessoa em estado sereno
É uma metamorfose da palavra inglesa "fly" = voar. A utilização desta palavra ficou convertida em "Flau", dando um sentido de tranquilidade, vôo.

Fica flau véi
Esse cara tá flau demais

Textos relacionados:
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário