segunda-feira, 10 de abril de 2017

Antigas profissões dos cebolas IV - Os vendedores de Rolete de Cana

A venda de roletes (muita gente pronunciava roleto) de cana era uma coisa muito corriqueira nos meus tempos de criança e o consumo era surpreendente. Podiam-se comprar roletes nas feiras, nas praças, na frente das igrejas (no horário das missas) e até mesmo nos campos de futebol.



Nos dias de hoje ainda se vende cana, mas hoje os roletes são vendidos em sacos plásticos e com o surgimento das máquinas portáteis de moer cana, o consumo passou a ser feito em forma do caldo da cana. Estranhamente quando se espreme a Laranja o resultado proveniente é chamado de suco e até hoje não entendi por que no caso da cana o resultado é chamado de caldo!

Os roletes de cana eram produzidos de uma maneira simples e artesanal. Era usada apenas uma mesa com um pequeno pedaço de tábua grossa, no centro tinha um grampo pregado onde se colocava o bico da faca (geralmente uma peixeira) como o lado de corte para baixo, a cana era descascada e colocada embaixo da peixeira que acionada pelo cabo para baixo se cortava as rodelas de cana que recebiam o nome de rolete. Os roletes eram colocados em uma haste de bambu que formavam um boquete.

Produzir o rolete de cana era fácil, mas tinha o inconveniente de comprar a matéria prima: a cana. Não pode ser qualquer tipo de cana e a pessoa tem de ter o fornecedor ou ir à feira (geralmente pela madruga) para tentar comprar de vendedores esporádicos. Além da cana tinha de se conseguir o bambu onde são enfiados os roletes e nesse caso não eram vendidos na feira e a pessoa tinha de ir até os locais onde existiam bambuzais. Na época não existia nenhuma inconveniência em retirar alguns galhos de bambus na Fazenda Grande ou mesmo nos bambuzais a margens da BR-235. Com a dificuldade de se conseguir o bambu se justifica a venda em pequenas sacolas plásticas. Atualmente a pessoa seria processada se retirasse alguns galhos de bambus em qualquer mata (hoje são todas consideradas reservas florestais) e por questão de modernismo e exigência da chamada higiene se vende caldo em copos plásticos e os roletes em bolsas plásticas.


Hoje a cana é vendida nos locais mencionadas, nos supermercados e nos modernos estabelecimentos conhecidos como shopping centers (central de vendas), mas o saudoso rolete, que era vendido na praça da matriz, sumiu faz um bom tempo.


Textos relacionados:
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

3 comentários:

  1. Meu tempo de criança tinha roleta de cana cauacaiana no palito você conhece comentário vou volta a prática

    ResponderExcluir
  2. Vou começar a vende voce compraria

    ResponderExcluir
  3. No interior ainda existe essa forma de venda de cana, mas agora com mais higiene. Agora eles cobrem com um pano ou plástico para as moscas não terem acesso.

    ResponderExcluir