domingo, 12 de março de 2017

Antigas profissões dos cebolas II - O Vendedor de água em latões


vendendor-agua.jpg
Foto tirada ao lado do Brasília Bar, tendo ao fundo a Praça Fausto Cardoso e o lado
da Prefeitura Municipal de Itabaiana (SE).
Foto conseguida no Grupo Itabaiana Grande (Facebook)

O ofício de vender água em latões era uma profissão que durou até que foi implantada a Rede de Fornecimento de Água Encanada em Itabaiana. Depois de implantada a Rede de Fornecimento de água, os vendedores de água mudaram de profissão e alguns ainda resistiram durante algum tempo vendendo água em alguns povoados.

Era uma atividade simples que consistia no transporte, venda de água em latões e que usava como transporte jegues ou mulas. Para se efetuar o transporte dos latões nos animais era fabricada uma cangaia (equipamento feito para que se possam pendurar objetos no lombo do animal) feita especialmente para essa atividade. Os latões eram de capacidade para vinte litros de água e o trabalho de venda era feito por adultos devido à exigência de força bruta no manuseio dos latões

A água transportada era na maioria das vezes para trabalho de limpeza e muito raramente se vendia água para consumo humano. Muitos vendedores usavam como fonte do produto o Tanque do Povo, mas se vendia água das cisternas e tanques dos sítios próximos a cidade.

Atualmente eles foram substituídos pelos vendedores de água nos garrafões plásticos que usam motos como meio de transporte. Com algumas mudanças do objetivo do produto vendido, a água vendida nos garrafões plásticos é para consumo humano e é vendida como água mineral.

Textos relacionados:
Antônio Carlos Vieira
Licenciatura Plena - Geografia (UFS)

2 comentários:

  1. Muito legal Antônio Carlos, quando guri tentei enveredar como vendedor de água em moringa de barro, só fui a uma ou duas feiras. Kkkkkk. Tempos remotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época se conseguia ganhar uns trocados fazendo coisas simples e todos achavam normal a garotada começar ganhar esses trocados desde cedo.

      Excluir