segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A Feira de Itabaiana XIV - A Feira das miudezas

Hoje não existe essa feira e a grande maioria das pessoas sequer sabe o que significa. O próprio nome já diz do que se trata, que é a venda de produtos miúdos e não existia especificamente um produto e sim uma variedade de produtos. Nesta feira se vendia produtos de perfumaria, de beleza, de costura, pequenas roupas e até alguns produtos utilizados nas cozinhas.

banca-miudeza.jpg
Banca de camelô muito semelhante as de miudeza que existiam na Feira de Itabaiana
Com o passar do tempo essa feira foi sumindo devido o surgimento de lojas especializadas em vendas destes produtos e como exemplo podemos citar o surgimentos de Lojas de Cosméticos (vendem produtos de beleza e perfumaria) que passaram a oferecer uma maior e melhor variedade.


cashimiro2-bolquete.jpg
Esses produtos eram dos mais procurados e considerados de luxo
Alguns produtos que se vendia na feira, de beleza: brilhantina, pó compacto (o mais vendido era Tabu e as pessoas pronunciavam TABUA), água de cheiro, esmalte (produto de beleza mais procurado), lima para unha (procuravam como serra), diadema (atualmente conhecido com thiara) e de Higiene: sabonetes, pasta de dente, pó para criança (Alfazema era o mais vendido).

miudezas.png
Alguns produtos que eram muito comuns na Feira de Itabaiana
Devido à grande queda nas vendas, muitos dos vendedores de miudeza foram obrigados a abandonarem a venda de miudezas e passaram a vender roupas, principalmente roupas oriundas do Estado de Pernambuco.

As bancas utilizadas para venda de miudezas eram em sua maioria de uma única peça (banca), coberta com lona de caminhão e de fabricação simples. Em algumas ocasiões os vendedores iam para feira das cidades vizinhas e vendiam os produtos espalhados sobre uma lona no chão.

Hoje os camelôs fazem um tipo de serviço muito semelhante aos vendedores de miudeza, mas com algumas diferenças: os vendedores de miudeza sempre vendiam nas feiras (os camelôs vendem em qualquer lugar) e é muito difícil você encontrar um camelo vendendo cosméticos (produtos de beleza e perfumaria).

Textos relacionados:

Um comentário: