quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A Feira de Itabaiana XI - As pequenas feiras

As pequenas feiras eram na realidade venda de produtos que surgiam e sumiam com o período das safras. Entre os produtos que mais se destacavam eram: o milho, banana e jaca.

O milho aparecia (sempre aparece) no período das festas juninas e a maioria dos vendedores se concentrava no final da pedra do Largo José do Prado franco e início da Avenida Otoniel Dória. Eram vendidos jogados no chão por cima de lonas e no final do dia ficava a pedra da feira e as ruas próximas sujas de palhas.

milho1.JPG
O milho sempre aparece no período das festas juninas e são geralmente
 vendidos no chão. No final ds vendas deixam as palhas espalhadas pelas
 redondezas.
As bananas eram vendidas em quase toda a feira, mas a grande concentração em número e espécies era na pedra do Largo José do Prado Franco, se colocando logo depois da Feira dos Fato, ficando bem em frente a Câmara Municipal dos Vereadores.

casuá-bananas.jpg
O transporte tradicional da época era feito com animais e os produtos acomodados
 em cestos de cipós (caçuá) pendurados em uma armação no lombo do animal (cangalha).
As vendas das jacas eram feitas inicialmente na calçada em frente à Casa de Força e posteriormente passou a ser feita na Pedra do Largo José do Prado Franco, juntamente com a venda de bananas . Nesta época o tipo de jaca mais consumido era a Jaca Mole e estranhamente com os tempos as pessoas passaram a dar preferência ao consumo de Jaca Dura.

ja-feira.jpg
As jacas eram vendidas normalmente nas calçadas das ruas
em volta da feira ou então na própria pedra da feira.
As Bananas e jacas eram provenientes, em sua maioria, dos municípios de Areia Branca e Lagarto e vinham acomodadas para transporte dentro de caçuás (cestos feitos de cipós).

A Estranha Feria dos Passarinhos

As feiras de passarinhos eram mais uma feira de trocas entre criadores do que propriamente venda. Nelas se vendia ou trocava os pássaros, as gaiolas e armações (armadilhas apropriadas para capturar pássaros). As gaiolas vendidas eram em sua maioria feitas de fumo brabo ou cana brava. Era muito raro encontrar, nesta feira, gaiolas feitas de madeira com arame.

Nesta época os criadores não colocavam vários pássaros em uma única gaiola nem na hora da venda e nem para criação. Hoje, vez em quando a polícia ambiental prender esses criadores (atualmente é uma atividade proibida) e é comum vermos vários pássaros em uma única gaiola e como consequências acabam matando vários destes.

feirpassaros.jpg
Na Feira de Itabaiana, em 27-07-2016, foram apreendidos 125 pássaros
pela Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Pelotão de
 Polícia Ambiental (PPamb).
Na década de oitenta, do século XX, essa feira era realizada na calçada em frente ao do Tanque do Povo (atual Mercadão), depois foi proibida (passou a ser uma atividade ilegal) e atualmente é realizada na feira das trocas e de vez em quando muitos dos vendedores tem os pássaros apreendidos e são multados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário