terça-feira, 2 de agosto de 2016

A Feira de Itabaiana VI - A Feira dos Sapatos

Ocupava parte do Beco dos Cocos e uma parte ficava dentro do Mercado das Carnes, entre a feira das farinhas e a de venda de carnes. O interessante é que nessa época existia uma banca dentro do mercado que vendia jóias e ficava bem no meio das bancas de vendas de calçados!
Mod.33             Sap.88.JPG
sapato-botina-bota-couro-solado-pneu-215301-MLB20306001478_052015-F.jpg
Os sapatos e sandálias que eram vendidos nestas bancas eram de fabricação local das fabriquetas de fundo de quintal existentes na cidade. Entre os principais
fabricantes destes sapatos e calçados eram Tororoco e Geraldo (na época era massagista da Associação Olímpica de Itabaiana).
Mod.16             Sap.60.JPG
Shoe-Sandals-Handmade.jpg
Nesta época (final da década de 60 e início da década de 70 (século XX) a grande maioria dos sapatos vendidos nesta feira era feitos de couro animal (curtido no próprio município) e o solado era em grande maioria de borracha tirada de pneus de caminhão, ou seja, os pneus usados dos caminhões eram reaproveitados para produção de calçados.

Mas a grande maioria da população comprava os calçados nas lojas de Zé de Duca, Seu Pimentel e Sr. Reinaldo. Nesta época já estava começando a aparecer concorrência das fábricas de fora que começam a introduzir calçados feitos com material sintético. O Conga foi uns dos primeiros modelos de tênis (feito de plástico e lona) a surgir na cidade e era largamente usados nas fardas das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário