sábado, 9 de julho de 2016

A Feira de Itabaiana III - A Feira das Verduras

Final de feira no meio da semana (uma quarta-feira). Década de 70 do século XX.
 Foto conseguida no grupo Facebook Itabaiana Grande
Ficava em frente ao Supermercado GBarbosa, era a feira mais movimentada de todas, consequentemente a mais banguçada, mais suja e muito mais suja nos dias de chuva! Vez em quando os fiscais eram chamados para realinhar as filas das bancas devido o excesso de puxadinhos. Era comum usar caixotes de
madeira e cestos de cipó cheios de verduras ou legumes que invadiam os corredores por onde deveriam passar os compradores.

A feira era chamada das verduras, mas se vendia de tudo que era produto de origem agrícola, como por exemplo: frutas, legumes, betuminosas, etc. Nesta feira se vendia alguns produtos de origem animal, como por exemplo: galinha e ovos. Naquela época não se vendia ovos e galinhas de granjas. Ainda não se usava os termo “galinha e ovos de capoeira e galinha e ovos de granja”.

Os caixotes usados eram geralmente os das embalagens das verduras (normalmente embalagens de tomates e pimentões). O acondicionamento em caixotes era de grande desperdício devido se machucar muito a mercadoria na hora do transporte. Tinha o problema que a maneira de se embalar e transportar em caixotes não era uma maneira muito higiênica, já que os caixotes era na realidade feito com tiras de madeiras onde se deixava um espaço, entre as tiras, de mais ou menos dois centímetros e eram transportados em carroças, carrocerias de caminhões e deixados depositados no chão da feira sem a devida proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário