terça-feira, 6 de outubro de 2015

O que o cebola soube de Aracaju !

Ao descobrir o Brasil,Pedro Álvares Cabral confundiu os nativos com os habitantes da Índia e como consequência ele chamou os nativos de índios. Até hoje, de maneira errônea, nós chamamos os nativos de índios!

Mas esses tipos de erros se perduram no tempo e por incrível que pareça, são registrados nos livros de História, é uma tradição e herança que temos dos portugueses. Para isso vamos ver algumas coisas estranhas na cidade de Aracaju-SE.

Ponte do Imperador

Desde criança fomos informados que Dom Pedro I desembarcou em uma ponte na Cidade de Aracaju-SE. Quando a pessoa visita, o que seria uma ponte, é na realidade um ancoradouro de barcos! Isso é registrado nos livros de História de Sergipe até os dias atuais!


Avenida Euclides Figueiredo.

Essa Avenida, que não é avenida, liga a Cidade de Aracaju ao Conjunto João Alves Filho (Conjunto Siri), em Nossa Senhora do Socorro. Foi projetada para ter duas vias e foi construída com apenas uma, embora a prefeitura tenha recebido repasses (dinheiro) do governo Federal para construir uma Avenida. O então Presidente  General João Figueiredo reclamou que tinha mandado recursos para construir uma avenida e construíram uma rua! A avenida (rua) foi batizada de Euclides Figueiredo em homenagem ao pai do do então presidente da época e foi quem mandou os recursos para construção da mesma!

Os terrenos as margens desta rua foram doadas e ela acabou ficando estreita para o grande volume do tráfego de veículos e como consequência existe
um planejamento para indenizar os moradores que tem residência as margens da mesma, por ironia da vida, para que ela fique mais larga!

Avenida 7 de setembro

Essa foi mais uma avenida que foi projetada, teve os espaço urbano livre para construção e nunca se tornou uma avenida. A ideia de construir uma avenida foi abandonada, os moradores avançaram a frente das casa deixando somente um lado do que iria ser uma avenida, como via pública, e acabou se tornando uma rua.

Avenida Beira Mar

Essa é a Avenida a mais larga e bem mais arborizada da cidade. É a que tem o maior volume de tráfego de veículos na cidade. Estranhamente ela não fica a beira mar e sim a beirando o Rio Sergipe.

Rua 24 horas - atual Rua do Turista -

Nunca foi e não é uma rua! Na realidade é um dos prédios mais antigos da cidade que corta um quarteirão de uma rua a outra. Nele foi instalado um centro comercial que inicialmente deveria funcionar 24 horas e que por falta de movimento, nestas 24 horas, foi rebatizada de Rua do Turista. Mas não é uma Rua!

Aeroporto Internacional de Aracaju

O aeroporto não é e nunca foi internacional. Embora na fachada do aeroporto conste o nome Internacional, ele não é considerado internacional pela Infraero e nem pela Polícia Federal. Na realidade ele ainda não recebe voos de aviões com viagens internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário