terça-feira, 30 de julho de 2013

A FACHIADA DOS CEBOLAS

O que é uma fachiada?
É uma caçada noturna aos pássaros. A presa principal era a rolinha (Pomba de Arribação). Mas, se caçava qualquer pássaro ou mesmo pequenos animais.

INDUMENTÁRIA

A roupa : era comum se usar calaças compridas (devidos aos mosquitos) e se calçava calçados fechados (bota ou tênis).

A arma : tinha vários nomes, isso dependendo de qual região você se encontrava. Entre os nomes podemos citar: baleadeira, baldoque ou estilingue.

A munição: poderia ser pequenas pedras em forma arredondada e tinha alguns caçadores que faziam bolas de barros especialmente para essas caçadas. Para o transporte da munição era utilizado uma bolsa chamada “capanga” que era pendurada no ombro contrário que a mesma ficava.

Para enxergar a noite era utilizado um candeeiro amarrado em um chapéu de palha.

sábado, 27 de julho de 2013

O ENTENDIDO EM CABRAS

Ao entrar em um restaurante, um amigo que sempre me chama de cumpadi, me interpelou:
- cumpadi, na sua terra não tem cabra que preste!!!

Eu tomei um susto, afinal de contas, aqui no Nordeste, cabra significa homem honesto e valente. Foi que questionei: que isso cumpadi, por que cê tá com tanta raiva?
Ele me respondeu prontamente: comprei oito cabras lá do seus conterrâneos, e nenhuma delas dá leite. Lá na sua terra, nem os cabra macho e nem as cabra feme presta!!!

Olhei pru cumpadi desapontado e perguntei onde ele tava criando as cabras? Já que o mesmo morava na cidade. Foi que ele me levou pra vê os animais.

Olhando pro animais, perguntei: cumpadi, cê tem certeza que entende de cabras?

terça-feira, 23 de julho de 2013

Os Cebolas, as lendas e os mitos VI

Ganhando uma “butija”

Desde criança sempre escutei história que fulano ou sicrano ganhou uma botija (o pessoal sempre pronuncia “butija”, com “U”), alguns tinham coragem de ir buscar e já outros!.

Para quem não conhece bem o que é “ganhar uma botija”, é bom saber primeiro o que é uma botija, para entender por que a grande maioria das pessoas se negaram a querer receber esse prêmio.

Uma botija, onde nasci e fui criado (Itabaiana-SE), é um pote cheio de moedas de ouro e em outras regiões e até povoados do mesmo município, uma botija, significa que a pessoas foi contemplada com algum valor em dinheiro. Lembrar que esse conceito muda de uma região para outra. Em algumas regiões, botija, significa simplesmente um vaso de barro. Alias, esse conceito de vaso de barro é o encontrado na maioria dos dicionários e foi o que eu aprendi na escola!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os cebolas, as lendas e os mitos V

O mito do pesadelo


Segundo os antigos moradores da Itabaiana Grande(SE), o pesadelo é um espírito que pode ser capturado e que a pessoa que conseguir tal feito, poderá fazer um pedido que o mesmo será realizado. Chamar a atenção, que essa não era uma regra geral, em alguns povoados, as pessoas diziam que só o fato de se conseguir a captura, do pesadelo, a pessoa já seria agraciada com moedas de ouro.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Os Cebolas, as lendas e os mitos IV

A cidade poderia se acabar debaixo d’água!

Agora vamos falar sobre água, isso mesmo “água”. Quando era garoto, sempre escutava que se a Serra de Itabaiana(SE) fosse perfurada (cavasse algum poço) a cidade se acabaria debaixo d'água (seria inundada!). 

Quando ouvir essa história, pela primeira vez, estudava o pré-primário (hoje incorporado ao chamado Ensino Básico), indaguei (questionei): se isso é verdade, a cidade de Aracaju se acabaria primeiro, já que toda a água que sai da serra (tem vários olhos d’água) sempre vai em direção do litoral. A professora e colegas riram e me perguntaram de onde eu tirei a ideia, que prontamente expliquei: na semana passada a professora me falou que a água sempre corre para os lugares mais baixo e se furar um buraco na serra, a água irá cair nos riachos que estão entre a cidade e a serra, depois para o Rio Sergipe que irá cair no Oceano Atlântico. Como a Cidade de Aracaju fica as margens do Rio Sergipe, seria a primeira a ficar debaixo d’água.

sábado, 6 de julho de 2013

Os Cebolas, as lendas e os mitos - III

As Minas de Ouro e Prata!

A Cidade de Itabaiana também é conhecida como Cidade do Ouro, mas não pensem que é por existir minas de ouros na região. Durante algum tempo (quando era fácil o contrabando), a Cidade de Itabaiana (SE) foi o maior centro de comércio de joias de ouro do Estado de Sergipe. Chegou a ser famosa por ter na época, várias joalherias entre as maiores joalherias das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Para se ter uma ideia, a cidade possuía, na década de 80 do século passado, mais de vinte joalherias.

Mas, já que estamos falando em ouro, tem aquela história de que existem jazidas de Ouro e Prata nas terras da Grande Itabaiana! Um tal de Melchior Dias Moreia, no início da colonização da região, disse ter encontrado ouro e prata pelas redondeza. Segundo os historiadores, ele morreu em decorrência das torturas sofridas que lhes impuseram para que contasse onde estaria escondido o ouro e a prata.