sábado, 21 de dezembro de 2013

O CAIXÃO DE DEFUNTO NA BEIRA DA ESTRADA

Quando morava próximo a Praça Hunaldo Cardoso era comum os adolescente se reunirem, durante a noite, para uma jogatina de baralho (o jogo mais comum era “Buraco”). Durante uma dessas partidas de buraco chegou um dos moradores todo eufórico, dizendo: turma, na estrada do Brito (cidade que fica 10Km distante de Itabaiana-SE) apareceu um caixão de defunto, pertinho da ponte das traíras (Rio das Traíras), bem ao lado de uma Santa Cruz e o caixão está aberto com a tampa encostado na cerca!!!”.

Foi o suficiente para a jogatina acabar e lá se foi todo mundo para a Estrada do Brito (nome popular da estrada). A estrada não é a atual que é pavimentada com asfalto.Era a antiga estrada( ainda existe) e é paralela a atual, de barro batido (estrada de terra), igualmente a estrada atual tinha duas pontes. Só que essa antiga estrada tinha várias Santas Cruz! Santa Cruz são locais onde ocorreram acidentes, com vítimas fatais, de veículos e os mortos eram enterrados ali mesmo na beira da estrada. Se construía uma pequena capela (as vezes bem minúscula) e se coloca uma cruz, por isso o nome Santa Cruz.

Nesta época, os ceboleiros (pessoas que nascem em Itabaiana) tinham uma certa mania de dizer que a cidade do Campo do Brito tinha muitos lobisomem!!!! Isso foi motivo para dizerem que enterraram um lobisomem e o mesmo tinha saído para atacar as vítimas!!! A imaginação foi tão grande que todos acreditaram que um sujeito morreu e foi enterrado em sete palmos de terra, depois de alguns anos, ele volta a vida, abre o caixão ( como ele tirou os sete palmos de terrai de cima do caixão!!!!), pegou esse caixão e colocou na beira da estrada e tampa encostada na cerca!!!!

As pessoas que vinham pela estrada, viam o caixão, paravam com medo e pediam informação, mas sempre diziam que tinham de continuar viagem e não iriam para por medo um caixão de defunto na beira da estrada. Só que na hora de se passar pelo caixão desenvolviam uma velocidade altíssima em demonstração de muita coragem!!!! Isso por parte dos motorista saindo de Itabaiana em direção a Cidade de Campo do Brito e por parte dos motorista que saiam de Campo do Brito em direção a cidade de Itabaiana.
Atualmente a está mais estreita, mas continua com as pontes de madeira.
(Foto de José de Almeida Bispo)
Depois de algum tempo, avista-se uma espécie de combe na parte dianteira e na parte traseira igual ao um pequeno caminhão. Parou bem ao lado do caixão! O motorista desceu, pegou o caixão colocou em cima da carroceria, depois pegou a tampa e fechou o caixão e amarrou!!

De acordo com o pessoal que foi tirar satisfação com o motorista, ele disse:”eu não amarrei a carga direito e esse caixão acabou caindo. “. Sem mais nem menos foi embora e sem maiores esclarecimentos! Ficou todo mundo com cara de tacho!!!!!

Antônio Carlos Vieira
Lic. Plena - Geografia
blog: http://carlos-gografia.blogpsot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário